O colchão é um dos itens mais importantes na hora do sono e por este motivo merece muita atenção, tanto na hora da compra quanto durante o uso.
Para oferecer um sono tranquilo e revigorante, é preciso que ele esteja sempre em bom estado. E alguns cuidados são fundamentais para mantê-lo como novo por mais tempo.
Confira cinco dicas que separamos para você manter a qualidade do seu colchão e garantir um descanso perfeito!
Vire o colchão de tempo em tempo
Com o tempo de uso, é comum que o colchão comece a ficar “deformado” nas áreas em que o corpo faz uma pressão maior. Você pode minimizar este problema girando o colchão a cada 15 dias, nos seis primeiros meses de uso, e depois a cada 30 dias.
Se for possível utilizá-lo dos dois lados, vire-o também.
Base adequada
É muito importante também que a base responsável por sustentar o colchão seja regular e livre de pontos de atrito. Estrado com defeitos, farpas e pregos podem causar danos, muitas vezes irreversíveis, no seu colchão.
Troque regularmente as roupas de cama
O recomendado é que a troca das roupas de cama seja feita pelo menos uma vez na semana.
Muito além de apenas deixar a cama bonita e arrumada, essas peças também cumprem o papel de preservar a higiene, impedindo que o suor e outras substâncias entrem em contato direto com o colchão e os travesseiros.
Se quiser garantir ainda mais proteção, vale a pena investir em protetores de colchão.
Evite umidade
A umidade pode provocar fungos e comprometer o seu colchão. Para que ele esteja livre deste perigo, procure manter o quarto livre de umidade. Sempre que possível, deixe portas e janelas abertas para ventilar o ambiente.
Aspire com frequência
Uma forma de limpeza prática, eficiente e segura é aspirar o colchão.
Você pode aproveitar o momento em que for trocar as roupas de cama para realizar essa limpeza. Mas passe o aspirador com cuidado sobre o colchão e garanta que a ponta dele esteja limpa e livre de irregularidades.
Quando trocar o colchão?
Assim como os travesseiros, com o tempo os colchões também precisam ser substituídos. Um colchão dura, em média, de 5 a 10 anos, dependendo da sua qualidade e também dos cuidados diários.
Mas se você acorda com dores no corpo, se o colchão está com manchas, desgastado ou com irregularidades, com certeza é hora de trocá-lo. Lembre-se que essa peça faz toda diferença para ter um descanso incrível e acordar pronta para um novo dia!