fbpx

Da Decoração Aos Petiscos: Saiba Fazer Seu Próprio Arraiá

Compartilhe este post

Comidas típicas, decoração colorida e muita diversão. As amadas festas juninas chegaram e quem não ama essa época do ano, não é?

Se você também adora um “arraiá” e está pensando em fazer aí na sua casa, a gente separou algumas dicas para você que vão desde a decoração da casa até os petiscos deliciosos.

1. Decore a casa

O primeiro passo é deixar a sua casa no clima das festas juninas. Use e abuse de bandeirinhas, estampas floridas e xadrez para enfeitar.

Você pode fazer suas próprias bandeirinhas usando E.V.A., tecidos, revistas ou jornais. Só elas já dão todo charme que a decoração junina precisa!

2. Mesa posta e pratos típicos

Para criar uma mesa posta típica de arraiá aposte em peças mais rústicas, como palha, vime e madeira. A mesa também pode ser composta com enfeites coloridos, flores e fitas em xadrez.

Completando a mesa posta, capriche nas receitas! Pratos feitos com milho, assim como paçocas, bolo de fubá e canjica são ótimas opções. Ahh, e não esqueça das bebidas: aposte no quentão, chocolate e vinho quente! Confira algumas receitas simples e fáceis abaixo:

Como fazer cural

Ingredientes
De 5 a 6 espigas de milho verde
1 litro de leite
2 xícaras de açúcar
1 pitada de sal
Canela a gosto

Modo de preparo
Primeiro retire os grão de milho da espiga com ajuda de uma faca afiada. Depois, bata o milho com o leite no liquidificador por aproximadamente 5 minutos. Depois de batido, peneire a mistura. Coloque em uma panela e acrescente o açúcar e a pitada de sal. Mexa bem e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo, até que engrosse. Em seguida, basta colocar em um refratário, ou outro recipiente de sua preferência, salpicar canela por cima. Ele pode ser consumido frio ou quentinho.

Como fazer Quentão

Ingredientes
600ml de cachaça
600ml de água
250g de açúcar
Cascas de laranja e limão
1 gengibre médio picado
1 maçã grande picada
Cravo da índia e canela a gosto

Modo de preparo
Em uma panela coloque o açúcar, as cascas de laranja e limão, o gengibre picado, o cravo e a canela. Mexa bem para incorporar tudo e, quando o açúcar estiver derretendo, acrescente a cachaça e a água. Deixe cozinhar por 20 minutos, aproximadamente, em fogo médio. Depois, se for da sua preferência, você pode filtrar o quentão. Acrescente as maçãs picadas e sirva ainda quente.

Como fazer Canjica

Ingredientes
500g de canjica branca
2 litros de água
1 lata ou caixinha de leite condensado
1 vidro de leite de coco
60g de coco ralado
1 litro de leite
10 colheres de sopa de açúcar
Canela em pó a gosto para polvilhar

Modo de preparo
Antes de tudo, lave a canjica na água corrente e deixe de molho por 4 horas, aproximadamente, com o açúcar. Depois, cozinhe na panela de pressão com os dois litros de água por 20 minutos ou até que esteja bem macia.

Se for necessário, depois de cozida, coloque a canjica em outra panela para misturar com os outros ingredientes. Acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado. Ferva por 10 minutos e mexa sempre para que não grude no fundo. Desligue o fogo quando a canjica estiver bem cremosa. Ao servir, polvilhe a canela em pó por cima.

*Receitas retiradas do site Tudo Gostoso

3. Músicas e roupas

Para entrar no clima, nada melhor do que uma playlist bem animada. Vamos deixar aqui abaixo 20 dicas de músicas típicas para a sua diversão:

1 – Chegou a Hora da Fogueira – Sérgio Chiavazzoli
2 – Cai Cai, Balão – Tinho & Zé Pipa
3 – São João na Roça – Luiz Gonzaga
4 – Festa do Balão – Mastruz com Leite
5 – Uai Uai – Ney Matogrosso
6 – Sonho de Papel – Caçulinha
7 – Festa do Interior – Gal Costa
8 – Pula a Fogueira – Caçulinha
9 – Esperando na Janela – Targino Gondim
10 – Naquele São João – Tonny Fernandes
11 – Isso Aqui Tá Bom Demais – Dominguinhos
12 – Frevo Mulher – Zé Ramalho
13 – Forró do Xenhenhém – Alcione
14 – Pedro, Antônio e João – Mario Zan
15 – Prenda o Tadeu – Clemilda
16 – O Xote das Meninas – Dominguinhos
17 – O Sanfoneiro Só Tocava Isso – Baianinho da Sanfona
18 – Xote da Alegria – Falamansa
19 – Colo de Menina – Rastapé
20 – Ai Que Saudade D’Ocê – Elba Ramalho

Fonte: dicasdemulher.com.br

Já para o look, aposte no xadrez, peças coloridas, alegres e despojadas. Não vale esquecer das pintinhas no rosto, hein?

4. Brincadeiras

Toda festa junina precisa de animação e entretenimento. E as brincadeiras podem facilmente ser uma grande diversão para todas as idades.

Com pequenos improvisos você pode garantir a diversão de todos durante a festa. Por exemplo: você pode fazer um jogo de argolas com uma garrafa pet presa no chão e arcos feitos com papelão. Confira abaixo algumas ideias incríveis retiradas do Pinterest:

Viu como é super fácil montar uma arraiá aí na sua casa? Reúna a família, entre no clima e divirta-se!

Compartilhe este post

Receba Notícias da Juma

E também as nossas ofertas exclusivas

Quem viu, também viu...

Comunicado Importante

Pessoas mal intencionadas estão emitindo boletos falsos em nome da Juma Enxovais. Por este motivo, caso você receba alguma cobrança ou boleto suspeito, NÃO realize o pagamento e entre em contato imediatamente conosco para que possamos confirmar a legitimidade da cobrança. Nossos Executivos de Vendas, assim como nossa Central de Atendimento ao Cliente, (16) 3352-7766, estão disponíveis para atender e auxiliar em caso de dúvidas sobre mensagens e cobranças recebidas em nome da Juma Enxovais. Informamos, por fim, que estamos trabalhando diligentemente para identificação do (s) autor (es) dessas fraudes para sua devida responsabilização criminal. Caso você receba alguma mensagem suspeita, não clique em nenhum link ou divulgue qualquer informação antes de confirmar a legitimidade da mensagem.

Juma Enxovais - logotipo