fbpx

SÍMBOLOS DE LAVAGEM: COMO DECIFRAR AS ETIQUETAS DAS ROUPAS DE CAMA?

entendendo simbolos de lavagem

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Entender os símbolos de lavagem das etiquetas é fundamental para manter a boa conservação do enxoval.

Você já deve ter se deparado com diversos símbolos de lavagem diferentes nas etiquetas das peças do seu enxoval. Pode ser difícil entende-los, à primeira vista, mas atenção: eles são muito importantes para que você consiga aumentar a vida útil de cada item.

Os símbolos de lavagem foram definidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) de acordo com a delicadeza de cada material, o que ajuda a saber qual a melhor forma de lavar e higienizar as peças de roupa. Embora pareça complicado, decifrá-los é mais fácil do que você imagina. Confira:

COMO LAVAR

Alguns dos símbolos estão relacionados à forma como a peça deve ser lavada. São eles:

Os números estão sempre relacionados à temperatura da água no momento da lavagem. Já o X é sinal de alerta: significa que a peça não deve passar por algum tipo de processo, seja lavar ou alvejar. Além disso, alguns itens devem ser lavados só à mão, principalmente se forem mais delicadas, para evitar possíveis rasgos ou outros danos na máquina.

É importante separar as roupas por cor: claras, escuras e coloridas, para que não haja problema de manchas. Uma dica interessante é lavar as peças pelo avesso: desta forma, é possível reduzir as chances de que as cores desbotem.

Se sua peça tiver um símbolo em formato de círculo com uma letra dentro, atenção: a lavagem deve ser feita somente de forma profissional (a seco ou com substância específicas).

COMO SECAR

Os símbolos nas etiquetas também podem indicar a melhor forma de secar as peças. Entenda:

Se houver na etiqueta o símbolo de um círculo no interior de um quadrado, isto significa que a peça pode ser secada em tambor. A quantidade de pontos dentro do círculo indicará a temperatura em que ela deve ser seca.

Caso não possa ser exposta ao calor para a secagem, há ainda símbolos que indicam a melhor forma de estender a peça no varal.

COMO PASSAR

Vai passar a roupa de cama antes de guardá-la? Atenção: confira antes os símbolos da etiqueta.

Mais uma vez, os pontos no interior do desenho que representa o ferro de passar roupa estão relacionados à temperatura a que a peça pode ser submetida neste momento. Caso você ainda tenha dúvidas, fica a dica:

  • Algodão, linho e viscose: 200°C
  • Lã, misturas com poliéster: 150°C
  • Seda natural, acrílico, nylon e poliéster: 110°C

Saber lavar, secar e passar suas peças de roupa de cama de acordo com as instruções da etiqueta é fundamental para que elas durem o maior tempo possível, embelezando seu quarto e sendo úteis no dia a dia. Acesse e escolha aquelas que mais se adequam à sua cama e ao seu estilo!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Receba Notícias da Juma

E também as nossas ofertas exclusivas

Quem viu, também viu...