O amaciante é o queridinho de muitos e um grande aliado quando o assunto é roupa de cama cheirosa e macia. Mas é preciso cuidado… seu uso em excesso pode estragar alguns tecidos.
Para evitar problemas desagradáveis ao usá-lo, separamos algumas dicas de uso essenciais para garantir peças fofinhas e perfumadas após a lavagem!
1- Atenção com as etiquetas
Leia sempre as etiquetas das roupas de cama antes da lavagem e siga as suas instruções. Se houver alguma indicação para não usar amaciante, siga a orientação.
2- Enxágue muito bem
Após o uso do amaciante, faça um bom enxágue nas peças. Os resíduos no tecido podem deixá-lo endurecido.
3- Cuidados na hora da secagem
Para garantir peças em perfeito estado após a lavagem é preciso ter cuidado também na hora da secagem.
Deixe as roupas para secar em um local arejado e, se possível, com luz indireta do sol.
4- Validade do amaciante
Tenha atenção quanto à validade do amaciante. Não use, de forma alguma, se ele estiver vencido.
5- Cuidado com a quantidade
O mais indicado é seguir a quantidade recomendada no rótulo do produto. Se usado em excesso, o amaciante faz com que as roupas percam a durabilidade e ainda fiquem rígidas.
DICA EXTRA
Outro cuidado muito importante na hora de utilizar amaciantes é não aplicá-lo diretamente nas peças, pois pode causar manchas no tecido.
O recomendável é que o produto seja sempre diluído antes de entrar em contato com as roupas.
No caso das máquinas de lavar que possuem compartimento para colocar o amaciante, isso já é feito automaticamente. Caso a máquina não tenha este compartimento, espere que ela encha novamente após o enxágue do sabão e adicione o produto na água.
Para as peças lavadas à mão, despeje o produto na água limpa e, só depois, coloque as roupas na mistura.
Tecidos que devem ser mantidos longe do amaciante
Mesmo tomando todos os cuidados acima, alguns tecidos devem ser mantidos longe dos amaciantes. São eles:
- Toalhas de banho
- Roupas esportivas
- Microfibra
- Jeans
Uma ótima alternativa ao amaciante é o uso do vinagre branco para deixar as roupas mais macias e não danificar os fios. Mas cuidado: ele não pode ser colocado em contato direto com as roupas e deve ser utilizado no momento do enxágue final. Se você não gosta do cheiro do vinagre, outra dica é substituir o amaciante pelo bicarbonato de sódio.
Agora que você já sabe como usar o amaciante da forma correta, sem danificar os tecidos, que tal conhecer as coleções da Juma Enxovais? Modelos para todos os estilos, com a qualidade que só a Juma tem. Clique aqui e conheça!